quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nova proposta de tarefa

A gente tinha meio combinado de conversar sobre a escrita automática ao final de uma semana, que completa amanhã se não me engano. Mas aí eu fiquei pensando que não adianta muito essa conversa se a gente não escolher previamente o que vai observar. Aí, pensando nas questões que já apareceram até agora, eu queria propor uns pontos, pra você reler esse material assim que concluir (acho que não precisa ler tudo tudo, é mais um scanning), e ir anotando (isso pode ser no computador).

Fiz uma separação meio capenga de tipos de questões, que é mais metodológica que real.

DO ASSUNTO:
- De que se fala com mais frequência? (É cotidiano? Observação? Descrição? Divagação? São coisas próximas ou distantes?)
- De quem se fala com mais frequência? (De você? Dos outros? De gente que você conhece? Gente famosa? Gente presente? Gente que você não vê faz tempo?)
- Pra quem se fala? (Dá pra identificar a quem se direciona essa escrita? É mais em primeira, segunda ou terceira pessoa? Os interlocutores variam?)
- Existem pontos que você identificaria como ficcionais? E reais?(E, nesse caso, o critério usado pra chamar de ficção e realidade também seria legal anotar)

DA ESTRUTURA:
- Que tipos de organizações de pensamento aparecem? (Tem títulos? Tópicos? Flechinhas? Desenhos? As ideias se completam? Ficam abertas? Somem e reaparecem? Tem parágrafos? Tem linhas soltas? As frases são mais curtas ou mais longas?)
- Como você lida com os erros? (Risca por cima? Continua como se nada tivesse acontecido? Descreve o erro?)
- Como são as pontuações e sinais gráficos? (Tem muitos parênteses? Vírgulas? A pontuação é certinha? Só quando pinta?)
- Tem interrupções ou pausas? Como elas são sinalizadas?
- Existe algum padrão pra começar e terminar?

DO DESENHO:
- Como é a letra? (Fluida? Feia? Caprichada? Corrida? De forma? Borrada?)
- Como o texto se distribui na página (Uniformemente? Disperso? Grudadinho? Segue margens e linhas?)

DAS VARIAÇÕES:
- Seria legal se você pudesse anotar também se há variações em todos esses aspectos ao longo do tempo, em duas categorias: as que aconteceram ao longo da semana, e as que aconteceram ao longo dos 15 minutos de cada dia.

DAS EVOCAÇÕES:
- Também acho legal anotar os momentos na releitura, que evocaram, ou que mais evocaram, sensações, sentimentos, afetos, texturas, cores etc. do momento da escrita e se existe algum padrão pra que isso aconteça.

Aí, se você topar, a gente pode marcar de conversar depois disso, porque acho que algumas coisas vão estar mais claras. Vc dá o sinal.

2 comentários:

  1. Adooooooro!!!! Repare, comecei sem interromper e no mesmo horário dia 25, segunda desta semana. Então, pra completar uma semana, a gente pode conversar na segunda que vem, que tal? Acho os nortes ótimos. Vou sistematizando e conversamos segunda?

    ResponderExcluir